sábado, 27 de dezembro de 2008

As Dúvidas de Cavaco






Cavaco Silva vai questionar Orçamento

Cavaco Silva vai questionar o Orçamento de Estado para 2009. O jornal Sol diz, esta manhã, que o presidente da República entende que as contas do Governo para o próximo ano estão fora da realidade.
A forma ainda está a ser equacionada, mas o certo é que o chefe de Estado vai questionar o Orçamento de Estado para o próximo ano.
Uma fonte de Belém, citada pelo semanário Sol, adianta que não faz sentido pedir a promulgação quando o Orçamento está fora da realidade quer na previsão das receitas quer nas despesas.
O próprio ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, já admitiu a desactualização de alguns dados face à crise internacional.
Cavaco Silva tem desde a semana passada 20 dias para promulgar o orçamento, mas o presidente tem por hábito assinar o documento entre o Natal e o Ano Novo para que possa entrar em vigor a 1 de Janeiro.
Esticar o prazo até ao limite para analisar o diploma e pedir mais explicações ao Governo pode ser uma das formas de manifestar reservas o que poderá levar o processo até meados de Janeiro.
O Sol admite ainda outro cenário. Cavaco Silva poderia promulgar o Orçamento, mas fazer pressão sobre o Governo.

Esta é mais uma das estratégias de Cavaco para desgastar o Governo, e dar hipotese à oposição de ter matéria para atacar o governo, isto já foi dito por comentadores politícos na altura que Cavaco foi eleito, que no ano de eleições, o presidente íria intrevir o mais possivél para dar alguma hipótese ao PSD de ter pelo menos um resultado eleitoral aceitavél.

Sem comentários: