quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Aquilo é Que Vai Para Ali Barafunda Naquele Galinheiro?

PSD: opositores internos prometem continuar com as críticas

Os opositores internos no PSD prometem continuar com as críticas à actual líder do partido, Manuela Ferreira Leite, uma vez que, no entender de Luis Filipe Menezes, é dever de um militante denunciar quando as coisas estão mal. Já Pedro Passos Coelho, promete voltar a avançar para a liderança do partido, caso as «coisas estejam suficientemente mal».
Apesar de 2009 se apresentar como um ano eleitoral, para o qual estão agendadas três eleições, Luis Filipe Menezes assume-se, em declarações à TSF, como um «espectador comprometido e livre com a democracia e militância de um partido e com a obrigação de um militante de denunciar quando as coisas estão francamente mal».
Defendendo não ser muito útil realizar um congresso do partido, uma vez que este não é electivo, o anterior líder do PSD garante que «da minha parte não haverá um passo quer seja no sentido de convocar o que quer que seja ou de mobilizar para qualquer alteração da direcção do partido».
Se Manuela Ferreira Leite decidir entrar na corrida a São Bento, o autarca de Gaia promete ajudar, embora diga já não ter «idade nem capacidade atlética para um esforço tão grande, porque vai ser uma missão muito difícil levar a dra. Ferreira Leite a primeira-ministra».
Já outro dos adversários de Ferreira Leite na última corrida à liderança do partido, Pedro Passos Coelho, afirma, também à TSF, que o «país não pode ficar à espera do PSD e o PSD não pode olhar para dentro de si próprio quando precisa de ser útil ao país».
Embora defendendo que o partido não pode estar constantemente na iminência de congressos ou novas lideranças, Passos Coelho avisa que, quando as «coisas estiverem suficientemente mal para ter de reabrir a liderança interna eu próprio irei».
No entanto, quanto à possibilidade de Manuela Ferreira Leite avançar com uma candidatura a primeiro-ministro, já em 2009, o ex-líder da JSD não tem dúvidas: «Manuela Ferreira Leite é a presidente do PSD. É a sua obrigação apresentar-se ao país como candidata a presidente do país».


Público

Sem comentários: