segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A Inspiração de Barak Obama I


Abraham Lincoln, a maior fonte de inspiração de Barack Obama

A cerimônia de posse de Barack Obama será sem dúvida bastante marcada pela lembrança de Abraham Lincoln, seu modelo termos de política: um presidente fora do comum, que foi capaz de unir seus compatriotas num período extremamente difícil.
Da Bíblia sobre a qual o novo presidente americano prestará juramento, ao cardápio do almoço subseqüente, tudo lembrará a Barack Obama este ilustre predecessor que ele considera um modelo e uma fonte de inspiração.
"As comparações com Lincoln, que ele não tentará evitar, são uma aposta alta, principalmente junto aos americanos que não acompanham a política de perto", destacou o historiador Julian Zelizer, de l'université Princeton.
"Os objetivos de Barack Obama quando cita Lincoln são três: primeiro se associar a um grande líder, em seguida se colocar numa perspectiva ampliada na qual o país supera seu passado racista, e, terceiro, ser um dirigente capaz de apagar as divisões num período difícil", explicou.
Como o 16º presidente americano, nascido há 200 anos, Barack Obama é um advogado originário de Illinois (norte), que conseguiu superar as dúvidas nascidas de sua inexperiência política para ganhar a presidência em tempos de crise.
Presidente de 1861 até seu assassinato em 1865, Lincoln levou o Norte à vitória contra o Sul na guerra de Secessão, conseguiu a abolição da escravidão e pronunciou um dos discursos mais inspirados da história americana.
Seu governo era "uma equipe de rivais", formado por seus adversários na corrida para a nomeação republicana, um exemplo seguido por Barack Obama quando ele nomeou a secretária de Estado Hillary Clinton, sua rival nas primárias democratas.
Obama lançou sua campanha para conquistar a Casa Branca nas escadarias do parlamento de Illinois, onde Lincoln também foi eleito; ele tirou da gaveta as palavras do famoso discurso de Gettysburg, pronunciado por Lincoln em 1863 em plena Guerra Civil, um novo nascimento para a liberdade, para fazer delas o tema de sua posse.
Apesar de estar chegando ao poder em plena crise financeira, Barack Obama não parece temer a comparação.
"Lincoln era um gênio que nunca será igualado", afirmou um dia à televisão, dizendo-se "intimidado" pela força do segundo discurso de posse de Lincoln.

Sem comentários: