quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Alguém Acredita?


Autoeuropa vai dispensar 254 trabalhadores

A Autoeuropa prepara-se para dispensar 254 trabalhadores contratados através de agências de trabalho temporário, até ao dia 20 de Fevereiro. Em declarações à TSF, o porta-voz da Comissão de Trabalhadores adiantou que ainda foram apresentadas duas propostas para evitar os despedimentos, mas ambas foram recusadas.
O porta-voz da Comissão de Trabalhadores, António Chora, adiantou à TSF as propostas que apresentou e que foram recusadas pela administração da fábrica em Palmela.
«[Propusemos] manter os níveis de produção no primeiro trimestre conforme estavam previstos no final do ano de 2008, na produção máxima possível, e depois ver como as coisas corriam ao longo do ano e dávamos a alternativa de os trabalhadores ficarem cá e nos dias de paragem, que se avizinham, para poderem utilizar a formação subsidiada pelo IEFP, para adquirirem novas valências», revelou.
«[Mas] isso também não foi aceite porque a empresa diz que já tentou isso em 2006/2007 e que o IEFP dificilmente subsidia formação para trabalhadores de agências de trabalho temporário», afirmou António Chora.
O porta-voz da Comissão de Trabalhadores considera ainda que a «dispensa de trabalhadores temporários leva só por si a uma redução da produção no primeiro trimestre, com implicações claras nas exportações».
No entanto, António Chora considera que não está totalmente afastada a hipótese destes trabalhadores, agora dispensados, serem readmitidos quando se registar uma nova subida da produção.
«A administração adiantou, como sempre adianta, a possibilidade de em caso de haver uma subida da produção de os vir a readmitir», referiu o porta-voz da Comissão de Trabalhadores da fábrica de Palmela.
Ainda em comunicado, os representantes dos trabalhadores referem que «não podem deixar passar em claro que com medidas destas o acordo fechado em Dezembro entre o Governo e o sector (produção e fornecedores do ramo automóvel)», para manter um sector fundamental para as exportações e de elevada empregabilidade, «não está a ser cumprido».
Recorde-se que já em Novembro, mais de 200 trabalhadores da Autoeuropa contratados a agências de trabalho temporário receberam uma carta a indicar que seriam
dispensados

1 comentário:

João Villalobos disse...

Caro ergela, obrigado pela visita e aviso sobre os perfis. Por outro lado, assim comoe estão até têm alguma piada :)
Abraço