sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Salvar Sectores Estratégicos da Economia Nacional e Regional.

Fábrica alemã pediu insolvência
Governo tenta salvar Qimonda portuguesa


O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu esta sexta-feira que o Governo português está em contactos com a Qimonda em Portugal e na Alemanha e irá "fazer tudo" para manter a fábrica de Vila do Conde.
'O Estado Português vai fazer tudo para a manutenção da Qimonda em Portugal', afirmou o Chefe de Governo, acrescentando que se trata de 'assegurar que a fábrica se mantenha em Portugal em laboração'.
Sócrates garantiu que o Governo está empenhado em 'encontrar soluções para manter esta importante unidade para o sector exportador português, para o emprego e para o Norte de Portugal', afirmou, à saída da apresentação do complexo hidroeléctrico do Alto Tâmega, em Chaves.
'O importante agora é dar uma palavra e ânimo aos trabalhadores', disse o primeiro-ministro, explicando que, apesar de não ter sido possível chegar a acordo com a Qimonda alemã, o Governo fez de tudo para evitar a actual situação.
A Qimonda alemã entregou esta sexta-feira em processo de falência, o que pode afectara unidade portuguesa, de Vila do Conde, onde trabalham cerca de dois mil funcionários.
ADMINISTRAÇÃO QUER MANTER EMPREGOS
A Administração da Qimonda Portugal garantiu que 'estão a ser feitos todos os esforços para proteger os empregos' e as actividades em Portugal.
Num e-mail enviado aos colaboradores, a administração refere que, na sequência do anúncio do pedido de insolvência da casa-mãe, 'as implicações para a Qimonda Portugal estão a ser cuidadosamente analisadas'.
A administração liderada por Armando Tavares considera também que é um momento para 'unir esforços' e apela 'à serenidade necessária para lidar com toda a complexidade da situação'.

Sem comentários: