sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Casamentos entre Homosexuais.

Petição - Socialistas católicos vão reclamar consulta popular
Referendo aos casamentos gay

O movimento dos socialistas católicos não gostou que José Sócrates tivesse incluído na moção que vai apresentar ao congresso a aprovação dos casamentos homossexuais e diz que a questão devia ser sujeita a referendo nacional, como aconteceu com a liberalização do aborto.
"Nós entendemos que as prioridades do Governo deviam passar por melhor a Educação e a Saúde e pelo combate mais eficaz ao desemprego, à pobreza e às desigualdades sociais", disse ao CM o líder do movimento, Cláudio Anaia, referindo que "os casamentos gay fazem parte de um conjunto de propostas aberrantes, como a eutanásia ou a legalização das drogas e da prostituição". De resto, o líder deste movimento espera que, "pelo menos, haja referendo".
Vitalino Canas, porta-voz do PS, diz que, "de acordo com a moção, de facto, o casamento entre homossexuais é o que está na agenda. Não está referido qualquer referendo e, portanto, não há, neste momento, intenção de o convocar."
Duarte Cordeiro, líder da JS, é mais contundente nas declarações. Ao CM, começa por dizer que o movimento de católicos socialistas "não existe", do ponto de vista de estatutos, nem no PS, nem na JS. Depois, sublinha que "direitos fundamentais não se referendam".


Concordo no essencial com as declarações de Mario Soares, acho que não é prioritário para os destinos do país esta discussão, existe outras preocupações sociais e económicas do país, vamos esperar pela outra legislatura, então sim, legisle-se em conformidade, porque não deixam de ser são cidadãos com direitos e deveres iguais a todos os outros.

Sem comentários: