quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Finalmente Estamos nos Primeiro Lugar e, Logo na Mortalidade Infantil



Mortalidade

Portugal está entre os países com menor taxa de mortalidade nas crianças até aos cinco anos

Portugal está entre o grupo de países com a mais baixa taxa de mortalidade entre as crianças até aos cinco anos. A conclusão é do mais recente relatório sobre a situação mundial da infância da UNICEF.
A UNICEF divulgou, esta manhã, o último relatório sobre a situação mundial da infância e as referências a Portugal são muito positivas, na medida em que aparece entre o grupo de países com a mais baixa taxa de mortalidade entre as crianças até aos cinco anos.
No nosso país, por cada mil nascimentos, há cinco crianças que morrem antes de chegar a essa idade.
Neste relatório, traça-se um cenário negro sobre o que está a acontecer nos países em desenvolvimento, onde nos últimos 20 anos dez milhões de mulheres morreram durante a gravidez devido a complicações após o parto.
Todos os anos morrem 500 mil mulheres, entre as quais 70 mil raparigas com idades entre os 15 e os 19 anos. A grande maioria vive em países em desenvolvimento da Ásia ou da África.
Se compararmos a realidade dos países ricos com a dos mais pobres verifica-se que o risco de uma mulher morrer vitima de complicações durante o parto ou a gravidez é 300 vezes maior nos países pobres.
Dois países lusófonos, Angola e a Guiné-Bissau estão entre os 10 com maior risco de morte materna.
Em 2006, pela primeira vez na história recente, o número de mortes de crianças menores de cinco anos foi inferior a dez milhões.
Em comparação com a década de 70 é uma redução superior a 50 por cento.
Tsf

Sem comentários: