Mortalidade
Portugal está entre os países com menor taxa de mortalidade nas crianças até aos cinco anos
Portugal está entre o grupo de países com a mais baixa taxa de mortalidade entre as crianças até aos cinco anos. A conclusão é do mais recente relatório sobre a situação mundial da infância da UNICEF.
A UNICEF divulgou, esta manhã, o último relatório sobre a situação mundial da infância e as referências a Portugal são muito positivas, na medida em que aparece entre o grupo de países com a mais baixa taxa de mortalidade entre as crianças até aos cinco anos.
No nosso país, por cada mil nascimentos, há cinco crianças que morrem antes de chegar a essa idade.
Neste relatório, traça-se um cenário negro sobre o que está a acontecer nos países em desenvolvimento, onde nos últimos 20 anos dez milhões de mulheres morreram durante a gravidez devido a complicações após o parto.
Todos os anos morrem 500 mil mulheres, entre as quais 70 mil raparigas com idades entre os 15 e os 19 anos. A grande maioria vive em países em desenvolvimento da Ásia ou da África.
Se compararmos a realidade dos países ricos com a dos mais pobres verifica-se que o risco de uma mulher morrer vitima de complicações durante o parto ou a gravidez é 300 vezes maior nos países pobres.
Dois países lusófonos, Angola e a Guiné-Bissau estão entre os 10 com maior risco de morte materna.
Em 2006, pela primeira vez na história recente, o número de mortes de crianças menores de cinco anos foi inferior a dez milhões.
Em comparação com a década de 70 é uma redução superior a 50 por cento.
Tsf
Sem comentários:
Enviar um comentário