sábado, 3 de janeiro de 2009

A Tragédia No Médio Oriente



Líder do Hamas avisa que movimento está preparado para resistir a ataques por terra.
O líder espiritual do Hamas, Khaled Mashaal, exilado em Damasco, na Síria, avisou, esta sexta-feira, que o movimento armado está preparado para resistir a qualquer ataque israelita que possa vir a acontecer por terra e ameaçou raptar mais soldados israelitas.
No dia da jornada da revolta que juntou milhares de manifestantes na Cisjordânia em protesto contra os ataques de Israel, Khaled Mashaal, que falava num discurso na televisão, preveniu os seus inimigos que um «destino sombrio» pode esperá-los no caso de «cometerem a estupidez» de lançar uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza.
O líder do movimento islamita pediu ainda aos países árabes para enviarem ajuda e médicos para a Faixa de Gaza e revelou que tem estado em contacto com países europeus e árabes sem, no entanto, referir quais.
Khaled Mashaal garantiu também que o Hamas não se vai submeter às exigências de cessar-fogo de Israel e voltou a repetir que Telavive tem primeiro de parar com os ataques, pôr fim ao bloqueio de Gaza e abrir as fronteiras na região.
Os bombardeamentos israelitas contra a Faixa de Gaza fizeram, desde sábado, pelo menos 430 mortos e cerca de 2500 feridos, segundo o chefe dos serviços de emergência da Faixa de Gaza. A ONU estima que pelo menos 25 por cento dos mortos sejam civis.


Curiosamete não vejo em outros blog, preocupação por esta tragédia que se prepara. Israel por tem todo o direito de acabar com os movimentos radicais apoiados pela Síria e o Irão, no meio disto todo como sempre o motivo principal é o petroleo, aquilo que se pretende é a expulsão de Israel, óra sabe-se que isso é uma completa impossibilidade.

Sem comentários: