terça-feira, 31 de março de 2009

Gulosos já podemos abusar...


Empresa espanhola lança chocolate que inibe apetite

Uma empresa espanhola inventou um chocolate que inibe o apetite. A novidade é uma mistura de cacau, jojoba (Simmondsia chinensis) e alga espirulina (Spirulina máxima) que, segundo os seus criadores, produz no organismo, de forma natural, uma sensação de apetite saciado após o consumo de apenas um ou dois bombons de 15 gramas cada.
A empresa Disnatural é especialista em cosméticos naturais, mas há dois anos que investiga a fórmula do chocolate com inibidor.
Para este produto, contou com a ajuda do chef francês Juan Lambert e da engenharia bioquímica. O resultado final tem a aprovação do Instituto Tecnológico Agroalimentar da Espanha.
Segundo o fabricante, a combinação bioquímica dos ingredientes incentiva a produção da fenilalanina, um aminoácido presente no cérebro que activa neurotransmissores como a colecistocinina (CKK).
A CKK, uma hormona gastrointestinal, estimula a secreção de enzimas e envia mensagens para o cérebro e aparelho digestivo como um aviso de que o corpo já está saciado, eliminando assim o apetite.
Armando Yañez, professor de química da Universidade de Alicante e um dos criadores do novo produto, disse à BBC que o chocolate saciante «é tão simples e saboroso como qualquer bombom, só que ajuda o organismo a saber a hora de parar.»
«Com ele não há gula», afirmou.
Segundo o professor, o ideal é comer o chocolate entre 45 minutos e uma hora antes das refeições para equilibrar as funções digestivas.
A empresa não tem mais produtos na linha de alimentos, mas investiga há 15 anos as propriedades da micro-alga espirulina.
«A nossa preocupação sempre foi a de só usar produtos naturais. Assim fomos procurando as substâncias da natureza e a sua resposta dentro do metabolismo», explicou Yañez.
«Nesta combinação entram os antioxidantes do chocolate; a semente da jojoba, de onde extraímos outra substância com propriedades digestivas e que também activa a inibição do apetite; e a espirulina, que estimula a fenilalanina».
O professor disse que o novo chocolate tem um sabor um pouco mais forte do que os tradicionais e uma cor esverdeada por causa da alga.
«Mas garanto que é saboroso. O sabor e o aroma habituais do chocolate estão comprovadíssimos.» Os bombons com inibidores de apetite entrarão no mercado espanhol na próxima Páscoa em três opções de sabores: chocolate de leite, chocolate amargo e chocolate praliné recheado com amêndoas.
Lusa

1 comentário:

Carla D'elvas disse...

pra semana vou a badajoz comprar-te uma caixinha :)

beijoka