quinta-feira, 9 de abril de 2009

PCP está a dar espaço à direita.


Jerónimo de Sousa afasta possibilidade de coligação à esquerda
O líder do PCP afastou hoje a possibilidade de uma coligação de partidos de esquerda nas próximas eleições autárquicas em Lisboa, tal como proposto numa petição assinada por um conjunto de personalidades, entre as quais José Saramago
«O PCP tem uma coligação, a CDU, e é nesse quadro que vai concorrer. As coligações, os entendimentos e os acordos não se fazem na partilha de lugares. Tem-se sempre como primeira condição a política, a autárquica no caso concreto. Daí que não seja de encarar a possibilidade de um entendimento neste quadro pré-eleitoral», disse Jerónimo de Sousa.
Para o dirigente comunista, que hoje se reuniu com a direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, é necessário definir previamente «políticas e propostas concretas» e só depois «estabelecer possíveis entendimentos».
«Geralmente o PS põe as coisas ao contrário: primeiro discutir a partilha de lugares e de poder e a política logo se vê. O PCP não faz isso», salientou.
Para o próximo dia 13 está prevista a apresentação de uma petição defendendo uma coligação de esquerda em Lisboa, documento que deverá ser subscrito por personalidades como o prémio Nobel da Literatura e membro da lista das CDU às eleições europeias José Saramago e o fadista Carlos do Carmo.
O presidente da Câmara de Lisboa, o socialista António Costa, já reiterou a sua «total abertura» para entendimentos com os partidos de esquerda.
No final da visita, Jerónimo de Sousa defendeu ainda a necessidade de serem criadas «condições mínimas» para os voluntários que prestam serviço nos bombeiros.
«É necessário um quadro mínimo mais ou menos fixo. Pensamos que as alterações ao estatuto social do bombeiro é uma questão fundamental, por exemplo em relação a uma definição desse quadro permanente para salvaguarda dos direitos de bombeiros, que não sendo profissionais, têm que ter um estatuto muito específico», argumentou.
Lusa / SOL

Sem comentários: