terça-feira, 16 de junho de 2009

Informação deve ser exacta e concisa




No Domingo à tarde, fomos supreendidos com a queda de um helicóptero na Serra da Estrela, alegadamente na aldeia de Alvoco da Serra, óra como é natural fiquei preocupado e desatei a telefonar para toda o que era família, não fosse haver alguma catástrofe na aldeia, que me comunicou a habitual pacatez daquele espaço onde só se ouve passarinhos. Telefonei para a TSF, a fonte desta informação para corregir a informação em causa, onde foi informado por uma jornalista (dizia ela ?) que se baseava estas informações na protecção cívil da Covilhã e na GNR de Seia que estavam a informar e a confirmar on-line que a queda se tinha dado na minha aldeia de Alvoco da Serra, e eu a debater-me com a suposta jornalista que tinha informações mais do que fidedignas que não caíra nada na aldeia de Alvoco da Serra e ela insistia e baseava-se nas informações oficiais, e eu , a contraria-la que estava a pôr em alvoroço toda uma aldeia até aí pacata.À noite constatou-se que afinal o heli tinha caído na A-338 perto da torre onde existe um cruzamento para Loriga e Alvoco da Serra, o que não é bem a mesma coisa.
Penso que a informação nestas e noutras circunstâncias deve ser exacta, e não baseada em informações de quem nem sabia ao certo aonde tinha acontecido o acidente, a isto chama-se exactidão e humanidade.

Sem comentários: