domingo, 12 de abril de 2009

Perigos da blogesfera, e da Internet

Blog e carreira profissional
Como preservar a sua intimidade

Tem um blog ou gostaria de aventurar-se na blogosfera? As vantagens poderão ser muitas mas é preciso estar alerta para não cair no risco de, com um simples deslize, prejudicar irremediavelmente a sua carreira. Siga as nossas dicas para dar asas à sua criatividade sem prejudicar o seu desenvolvimento profissional.
· Tenha atenção ao título e ao endereço escolhido para o seu blog. Tal como o seu endereço de email, o url escolhido para o seu blog pode ser revelador da sua personalidade mas pode também, pelo contrário, transmitir uma ideia errada de si.
· Não faça do blog um “confessionário”, expondo todas as suas fragilidades e frustrações ou fazendo relatos detalhados de cada minuto do seu dia. Saiba que, no mundo da internet, não existe privacidade absoluta e, mesmo que pense estar em total anonimato, a sua identidade pode ser, a qualquer momento, revelada por um mero descuido.
· Uma coisa é um desabafo entre amigos ou enviar um email num tom menos adequado para um colega. Bem diferente é o alcance que um “post” num blog pode ter, acessível a qualquer pessoa, a partir de qualquer lugar. Tenha sempre em mente o risco envolvido com o que decide tornar público e acima de tudo não se fie na improbabilidade de algum colega ter conhecimento da sua página na internet.
· Uma noitada no fim-de-semana, a sua mais recente tattoo, as discussões com os pais ou mesmo pormenores da sua relação amorosa são questões que não abordaria de certeza numa entrevista de emprego. Da mesma forma são temas a evitar no blog, à vista de potenciais chefes, colegas, clientes ou parceiros profissionais.
· Lembre-se também que, mesmo que não o dê a conhecer directamente, um blog poder ser facilmente descoberto com uma pesquisa a partir do nome do seu autor, por exemplo. Neste sentido, sempre que o seu blog tenha carácter pessoal, certifique-se que protege a sua privacidade. Poderá pura e simplesmente usar uma identidade “virtual” e proteger o anonimato evitando referências explícitas a locais e pessoas.

Em colaboração com a ANACOM e PJ

Nota : E depois não digam que ninguém os avisou.

1 comentário:

Maria Ribeiro disse...

Obrigada,ergela...Há gente crédula que, realmente se esquece que estamos no mundo de ORWELL