quarta-feira, 1 de abril de 2009

Apelo de OBAMA na cimeira do G 20 em Londres




Obama: "Só podemos enfrentar a crise em conjunto"

O Presidente norte-americano afirmou hoje, em Londres, que o mundo está a viver a pior crise económica desde a Segunda Guerra Mundial, mas que há um "enorme consenso" sobre o que tem de ser feito nesta matéria.
Barack Obama chegou hoje à residência oficial do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, no número 10 de Downing Street em Londres, para um encontro que antecede a cimeira dos líderes dos 20 países mais industrializados e emergentes (G20).
Na conferência de imprensa conjunta no final do encontro, o Presidente norte-americano referiu que todas os países têm a responsabilidade de trabalhar em conjunto para ultrapassar a crise económica.
"Só podemos enfrentar esta crise em conjunto", disse Obama, que advertiu contra o proteccionismo e outros erros que ajudaram a desenvolver a Grande Depressão, nas décadas de 1920-30.
O chefe de Estado norte-americano afirmou que o mundo deve rejeitar o proteccionismo e que o país que lidera não pode ser o único motor de crescimento.
Obama, que defendeu que a cimeira do G20 não se pode permitir "meias-medidas", disse esperar que a cimeira seja produtiva e que seja conseguido um progresso que há muito não é visto.
Para Obama, os dirigentes devem "concentrar-se" nos pontos em comum e não nas divergências.
Por sua vez, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, reconheceu esperar "negociações duras" quinta-feira, mas afirmou pensar que os dirigentes chegarão a acordo sobre medidas para "limpar" o sistema financeiro.
Os dirigentes do G20, que se reúnem amanhã em cimeira, vão estar juntos na residência oficial do primeiro-ministro britânico, a partir das 20h30 (mesma hora em Lisboa), para um jantar de trabalho.
Criado em 1999, o G20 integra os sete países mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Itália, Japão, Alemanha), as economias emergentes (Argentina, Austrália, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia) e a União Europeia.
O G20 representa 85 por cento da economia mundial e cerca de dois terços da população.


Sic

Sem comentários: