domingo, 16 de agosto de 2009

História da canetas- Aurora









Há mais de 80 anos a Aurora assina com, paixão a História da Escrita.




Aurora, primeira fábrica italiana de canetas tinteiro, assina desde 1919 as páginas mais importantes da história da escrita, presenteando há mais de 80 anos, pequenas e grandes obras de arte aos seus apreciadores. Nascida no coração de Turim, desde o começo de sua atividade se propõe a unir tradição e modernidade, fineza artesanal e precisão tecnológica. As canetas Aurora são elaboradas com paixão e desenhadas com criatividade e atenção para com as características técnicas; realizadas com a utilização de modernos maquinários que garantem a qualidade dos mecanismos, são mais preciosa graças à habilidade manual dos grandes joalheiros, que as transformam em objetos exclusivos. Hoje, como no passado, o resultado deste complexo caminho, são instrumentos de escrita nos quais arte e ciência se fundem para presentear quem aprecia o fascínio da precisão e da qualidade, unidos ao talento artístico da tradição cultural italiana.E as mesmas indiscutíveis características tecnológicas e de design da Aurora fizeram com que os seus modelos obtivessem reconhecimento e apreciação no mundo todo, sendo expostos, por exemplo, nos maiores museus, entre os quais o Modern Art de New York (MOMA). Aurora é hoje a prestigiosa embaixatriz da tradição das Nobres Origens, e a sua marca na Itália assim como no exterior, é sinônimo do Made in Italy mais autêntico. História da Aurora 1919 - Aurora, primeira fábrica italiana de canetas tinteiro, foi fundada em Turim, na rua da Basílica, nº 9, no coração da cidade.
1920-1935 – As canetas são produzidas em ebonite preta, possuem a pena fiza ou retrativa. Por volta de 1924, são apresentados os modelos de ebonite inflamada e colorida. No dia 11 de fevereiro de 1929, uma caneta Aurora foi utilizada pelo Cardeal Pietro Gasparri, secretário do Estado do Vaticado e por Benito Mussolini, para assinar o acordo entre o Estado italiano e a Igreja no Palácio do Laterano.
1934 – Foi apresentado o modelo Aterope, uma caneta revolucionária para aqueles tempos, com a pena que aparecia e sumia com o movimento da mão.
1935-1940 – Em 1936, foi lançada “A Caneta do Império”, a Etiópia: na cor branca marfim, foi estudada para poder escrever também em condições de emergência, graças ao carregamento por meio de grânulos de tinta que dissolvem em água.
Em 1938, nasceu o primeiro modelo Optima, grande novidade pelo corpo transparente e ainda hoje é um modelo de grande sucesso.
1940-1960 – Por causa de um trágico bombardeio em 1945, um incêndio destruiu a fábrica na rua da Basílica.
A produção recomeça em 1947 na nova fábrica na rua Abbadia di Stura, às portas de Turim.
O modelo 88, desenhado por Marcello Nizzoli, é o novo carro chefe: em 1952 foram produzidas mais de um milhão de peças. Este modelo é apresentado na versão em ouro maciço, folhado a ouro ou em Nikargenta.
“Bela e fiel” é o slogan publicitário.
1970-1980 – Em 1970 foi apresentada a Hastil protagonista de um grande sucesso. Projetada por Marco Zanuso, ganha um lugar no Museu de Arte Moderna de Nova York, primeira caneta do mundo que mereceu tal reconhecimento.
Em 1974 a linha design se enriquece com Thesi, esferográfica ultra fina com concepção revolucionária.
1990 – Em 1992 foi apresentada a primeira caneta em Edição Limitada, Cristóvão Colombo; seguiram-se:em 1993 Carlo Goldoni, em 1994 a 75º Aniversário, em 1995 Dante Alighieri eem 1996 a Cellini, que no ano seguinte foi apresentada também na versão ouro maciço.
Em 1998, foi apresentada a Giuseppe Verdi, que pela primeira vez foi feita em vermeil, em ouro maciço com safiras e somente 99 peças para o mundo todo em platina com diamantes ao preço de US$ 14.000,00.
Ainda em 1998, a gama se completa com a Linha Talentum, de concepção moderna nas formas e nos detalhes cromados.
O ano de 1999 assiste ao lançamento da “Jvbilaevm”, caneta tinteiro comemorativa do Jubileu do ano 2000, ao lançamento da caneta tinteiro 80º Aniversário, dedicada aos 80 anos de história de sucesso.
Participaram das criações Aurora:Marcello Nizzoli Albe Steiner Marco Zanuso Giorgetto Giugiaro Design Giampiero Bodino.
Aurora está exposta entre outros:Nos postos de venda mais prestigiados, nas melhores joalherias e nos mais importantes museus do mundo, tais como:Museum of Modern Arte – New York (MOMA)Museu da Ciência e Tecnologia de Milão (Itália)Museu aurora (atualmente guardadas nos cofres de grandes banco, aguardando a finalização da construção do museu em Turim) Mostras itinerantes.
Possuem canetas Aurora:O Papa Bill Clinton Bill Gates Massimo D’Alema Naomi Campbell Alberto SordiDario Argento.
E milhões de outras pessoas para nós muito importantes. Particularidades da Aurora. Distingue-se pela atenção ao ambiente italiano (há muitos anos recebe o atestado que testemunha o seu empenho em favor da água limpa) e ao empenho social (presenteou ambulâncias para a Cruz Vermelha Italiana) e ajuda várias entidades na pesquisa contra o câncer e no trabalho com crianças.Esta é uma noção da história da Aurora. Distribuída em mais de 50 países, desde 1919, um verdadeiro sucesso.

Sem comentários: