sábado, 1 de agosto de 2009

Comer Bem e Saudavel.


Os alimentos mais saudáveis do planeta
Qual é o aspecto mais importante a ter em conta quando se prepara uma alimentação saudável?
Comer alimentos naturais com o mínimo de processamento. Estes 12 alimentos surtem efeito.

Em Destaque: Os alimentos mais saudáveis do planetaEm Destaque: 10 alimentos que devia comer, mas não comeEm Destaque: 11 formas de aumentar a sua energiaEm Destaque: Os segredos das dietas mundiaisEm Destaque: Segredos para uma dieta de sucessoEm Destaque: Come demasiada carne?
Qual é a melhor dieta para os seres-humanos? A vegetariana? A vega? Uma rica em proteínas? Uma com reduzido teor de gorduras? Sem lacticínios? Agarre-se ao seu carrinho das compras: não existe uma dieta perfeita para os seres-humanos. Pelo menos uma que tenha como base a quantidade de proteínas, gorduras ou hidratos de carbono ingerida.
Houve povos que viveram e prosperaram com dietas ricas em proteínas e gorduras (os Inuit da Gronelândia); com dietas com poucas protéinas e ricas em hidratos de carbono (os povos indígenas do sul de África); com dietas ricas em leite cru e natas (o povo do Vale Loetschental na Suíça); com dietas ricas em gorduras saturadas (os Trobriand Islanders) e até mesmo com dietas nas quais o sangue animal é um elemento essencial (os Massai no Quénia e Tanzânia). E as pessoas cresceram com estas dietas sem serem assoladas pelas doenças degenerativas tão epidémicas nos tempos modernos:doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, doenças neurodegenerativas, osteoporose e cancro.
A única coisa que estas dietas têm em comum é que todas se baseiam em alimentos naturais com o mínimo de processamento. Nozes, bagas, feijões, leite cru, carne de pasto. Os alimentos naturais, genuínos, sem serem processados, são quase sempre saudáveis, independentemente da quantidade de hidratos de carbono, proteínas ou gorduras que contêm.
Todas estas dietas saudáveis têm em comum o facto de não incluírem alimentos com códigos de barras. Além disso, têm niveís de açúcar extremamente reduzidos. Na verdade, o número de sociedades modernas ou antigas famosas pela sua saúde e longevidade que tenham tido uma dieta rica em açucares é... vejamos... zero.
Verdade seja dita, aquilo que come provavelmente é menos importante do que o processamento a que o alimento foi submetido. Os alimentos genuínos - alimentos naturais com o mínimo de processamento - são uma autêntica farmácia virtual de nutrientes, fitoquímicos, enzimas, vitaminas, minerais, antioxidantes, anti-inflamatórios e gorduras saudáveis, que podem facilmente manter uma pessoa cheia de vida, ajudando-a a chegar aos 100 anos.
As bagas, por exemplo, têm uma quantidade incrivelmente baixa de calorias, são ricas em fibras e estão repletas de compostos de plantas que melhoram a memória e ajudam a combater o cancro. Os estudos têm demonstrado que as pessoas que comem nozes têm taxas mais baixas de doenças cardiovasculares. Os feijões são famosos pelo seu alto teor de fibras e fazem parte da alimentação das pessoas de todos os cantos do mundo que vivem muito tempo e bem.
As proteínas - a palavra deriva de um termo grego que significa "de importância primordial" - fazem parte de todas as dietas saudáveis já estudadas. Contrariamente à sua terrível reputação, acarne pode ser um alimento saudável se - e este é um grande se - for proveniente de animais que foram criados em pastos, nunca estiveram num parque de engorda e nunca foram injectados com antibióticos e hormonas.
O mesmo se aplica ao leite cru, geralmente aceite como uma das bebidas mais saudáveis do planeta segundo inúmeros adeptos que não raras vezes gastam balúrdios e não evitam incómodos para obtê-lo em pequenas quintas de produção sustentável. O salmão selvagem, cujo teor em omega-3 é bem mais elevado do que o seu menos afortunado irmão criado em aquacultura, obtém a sua cor vermelha a partir de um poderoso antioxidante Um outro óptimo alimento: ovos - uma das criações mais perfeitas da natureza, especialmente se não se desperdiçar a importantíssima gema. (Não se esqueça que alimentos "naturais" significam exactamente isso mesmo: alimentos na sua forma original. Os nossos robustos antepassados não comiam caribu light; nós não precisamos de comer omoletas apenas com a clara do ovo.)
Não existem vegetais "maus", mas alguns são umas autênticas super estrelas. Qualquer vegetal das brássicas - brócolos, couve-repoulho, couve de bruxelas, couve-marinha - está repleto de químicos de plantas denominados índoles, que ajudam a reduzir o risco de cancro.
No reino das frutas, as maçãs fazem jus à sua reputação como um alimento riquíssimo: estão repletas de fibra, minerais (como o boro que é óptimo para os ossos) e fitoquímicos (como a quercetina, que se sabe ser um poderoso anti-inflamatório e ter propriedades anti-cancerígenas). Alguns novos estudos entusiasmantes sugerem que o sumo de romã abranda o desenvolvimento de determinados tipos de cancro. Outros estudos demonstram que reduz a pressão arterial e até pode actuar como um "Viagra natural".
O chá merece um lugar de destaque em qualquer lista dos alimentos mais saudáveis do mundo. Sendo a segunda bebida mais consumida no mundo (a seguir à água), todas as formas de chá (preto, oolong, branco, verde e o novíssimo Erva Mate) estão repletas de antioxidantes e anti-inflamatórios. Alguns tipos (por exemplo, o chá verde) contêm químicos de plantas denominadas catequinas que decididamente têm actividade anti-cancerígena.
Finalmente, não nos podemos esquecer dos membros da família das plantas Alliaceae - cebolas, alho e chalotas. Há milhares de anos que o alho é usado devido às suas propriedades medicinais. Centenas de estudos já publicados sustentam os seus efeitos antimicrobiais, assim como a sua capacidade de reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Por seu turno, vários estudos já provaram a existência de uma relação inversa entre o consumo de cebolas e determinados tipos de cancro.
Uma alimentação saudável não tem de conter todos os "alimentos mais saudáveis do planeta", mas uma pessoa não erra se introduzir no seu plano de alimentação pessoal o maior número possível dos alimentos acima referidos mediante um esquema de rotatividade.
O Dr. Jonny Bowden, CNS, é um nutricionista certificado e autor de sete livros sobre saúde e nutrição, incluindo The 150 Most Effective Ways to Boost Your Energy e The 150 Healthiest Foods on Earth.
chamado astaxantina. A combinação de proteínas, omega-3 e antioxidantes torna o salmão selvagem numa presença imprescindível em qualquer lista de bons alimentos.

Sem comentários: