Meu uivo é o lamento da escuridão É o som da tristeza que corta a noite Mas não é só dor A razão do meu canto Esperança ainda guardo Pois se meu uivo alcança o céu É teu o nome que eu chamo.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Hoje começa o Tempo de Quaresma para os católicos.
Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa
O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete, mas de acordo com o cristianismo, o domingo que já é dedicado como o dia do Senhor, então, os domingos da quaresma não são contados. Após esse período, se inicia o tríduo Pascal, que termina no domingo de páscoa,quaresma também foi conhecida como o periodo de 40 dias que Jesus passou no deserto em oração.
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.
A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Olá!
Penitência é o que nós mais fazemos...e obrigados :=((((
Beijocas
gostei muito da explicação
caridade não é fácil há muitas más intençoes.
credooooooooooooooooooooo senhorrrrrrrrrrrrrr! :)))
é verdade! =)
Acho que o mais complicado para fazermos (os católicos, jovens novos) é mesmo a caridade... mas nada que não se vá ultrapassando aos poucos ;)
e, deste uma boa explicação ;)
Beijinho *.*
Justiça, paz e amor em toda a humanidade. Uma utopia, não??
beijinhos
(eliminei o anterior porque escrevi utipia :)
Caras amigas a intenção era fazer história, para quem, não sabia daonde nascia a tradição. Não é minha "evangelizar" ou "converter" ninguém, sou católico e, pratico desde muito pequeno, já tive provas que existe uma Entidade Superior a nós que nos rege, numa altura muito grave da minha vida, em que acreditei ainda mais do que acredito. Milagre? Não sei talvez?
Beijo a todas.
Enviar um comentário