quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Papinha de Natal.






Regra nº 1 - Não pôr nem sequer uma pedrinha de sal no bicho.
Regra nº 2 - Não pôr água.

A preparação serve para Polvo fresco ou congelado, se estiver congelado, deixe descongelar de um dia para o outro.
Na panela de pressão colocar um fio de azeite, um dente de alho, uma cebola, uma folha de louro sem o veio do meio e o Polvo (este tinha cerca de 1,5 Kg), descongelado e lavado, mais uma vez recomendo, não ponham água nem sal, é muito importante.
O aspecto é o que está na foto acima:

Fecha-se a panela de pressão e leva-se ao lume, assim que a panela começar a largar vapor, põe-se o fogão no mínimo e deixa-se cozer por cerca de 20 a 25 minutos, vai-se agitando a panela de leve só para certificar que o polvo não se agarra ao fundo. Aqui acho que é um bocadinho psicológico, porque desde que o lume não esteja no máximo ele nunca se pega ao fundo.
Enquanto o polvo descansa na panela, lavam-se as batatas que se cozem com pele em água e sal. Passado esse tempo já se pode abrir a panela de pressão em segurança.
Na minha aldeia na Serra da Estrela a tradição da ceia de Natal era o polvo cozido com batatinha sem químicos e couves portuguesas, nada de peru recheado às vezes não sei muito bem com quê.

3 comentários:

ADEK disse...

Se as imagens tivessem cheiro, estas cheiravam muito bem!:P

Nina disse...

Olha que conselho bom! Vou ter que escrever esta receitinha, para mostrar à minha mãe (lá em casa, na noite de Natal, o polvo é rei)
bji gde

maria teresa disse...

Na minha "terra" ( leia-se casa)já nem o peru é.
Aqui come-se o que for do consenso de todos, normalmente há dois pratos quentes, no ano passado foram lulas recheadas e lombo assado à noruega.
Abracinho