segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A preocupante degradação do circo em Portugal.


No Sábado passado fui ao circo, mais concretamente ao Circo Chen instaladado ali para os lados da Expo, fui a convite de uma instituição. Nunca pensei que o circo,uma arte nobre e intemporal que na minha infância nos levava a sonhar o ano todo pelo Natal o que vi foi uma enorme degradação que se começa a notar mesmo neste circo de renome internacional, onde meia dúzia de artistas fazem de tudo um pouco , não digo que não tenham talento, agora serem os mesmos (travestidos às vezes para não se dar por isso)acho que desrespeito pelo público. Já não falo dos coitados dos animais, quase a dormir, chuchos e tive a sensação que alguns deles, em especial os felinos drogados, tal era a falta de pachorra com que estavam a fazer o sacrifício que estavam ali a fazerem para estarem em pista e, em poucos minutos lá íam "cumprindo" a sua "obrigação"- eu ouvi algures por aí a proíbição de uso de animais nos circos-será que ainda não entrou em vigor em Portugal ?
O que mais me repugnou foi um autêntitico atentado aos direitos dos animais, pois andavam a correr, é essa a verdade, com um tigre bébé ao colo, uns quantos meninos e meninas a fazerem fotografias pondo o coitado do bicho ao lado das crianças e disparando flaches sobre flaches nos olhos das crianças e do bicho, este defendendo-se ainda emboçava umas reações de desagrado como é natural depois de ter levado umas boas dezenas de flachadas nos olhos e, de seguida passa para cá uns quantos euros, não será possivél uma autoridade acabar com esta autêntica tortura horrenda para um serer vivo e indefeso ? Deixo aqui a denúncia, espero que esta prática seja severamente punida.
Pior do que isto: ainda à entrada do circo própriamente dito, havia umas barraquinhas desde farturas com um cheiro de óleo refrito milhentas vezes, com o cheiro no mímino enjoativo e aspecto mais do que dúvidoso de mini-bares com tudo o que tem um restaurante Mac Donald´s. Pelos vistos por ali ainda não passou a ASAE.
Será que a degradação galopante destes circos, que volto a repetir, deveriam de ser, lugares de sonho para crianças e porque não para adultos, já não vale o respeito por quem paga bilhete e tem direito a um espectáculo digno.

Sem comentários: