sábado, 11 de julho de 2009

Sabores.


Filó de Fungos

Ingredientes
200 g massa filó 100 g margarina liquida200 g cogumelos pleurotus, ostreatus, repolga 100 g azeite virgem 30 g sal, flor 20 g alhos, frescos 10 g tomilho prata 1 g pimenta 5 grãos
Preparação
Abrir a massa e cortar em quadrados de 15 cm;Pincelar com margarina líquida. Colar 3 folhas;Colocar as folhas em formas de pastéis de nata ou outras e levar ao forno pré aquecido a 180º, durante10 minutos até tomarem cor.Deixar arrefecer e reservar.Laminar os cogumelos e saltear em azeite e alho.Temperar com flor de sal e pimenta e polvilhar com tomilho fresco.Rechear as caixinhas com os cogumelos.Colocar um pouco de queijo ralado (opcional) e servir.
Sugestões
O aparecimento dos cogumelos frescos e a imensa variedade das espécies desperta o interesse de criar novas composições, juntamente com uma massa ainda muito pouco divulgada, a massa filó (tem várias aplicações doces e salgadas). A receita de F & F´s (fungos com filós) é um exemplo de que com a forma que se dá à massa quando vai ao forno a torna simplesmente crocante, deixando transparecer o recheio de um cogumelo carnudo o azeite virgem a flor de sal e o tomilho, sentimos cada sabor separadamente. Um vinho branco, novo, fresquíssimo, será na minha opinião, ideal... Esta entrada deve ser servida com recheio ainda quente. Não deve esperar muito tempo pois humedece a massa. Pode utilizar outra variedade de cogumelos, ficam sempre bem ou então diversas variedades de cogumelos à venda no mercado.



1 comentário:

Carla D'elvas disse...

não gosto de fungos :(