quarta-feira, 11 de novembro de 2009

HOJE É DIA DE S.MARTINHO.




Hoje é dia de S.Martinho, come-se a castanha e prova-se o vinho novo (dizem os entendidos que quanto mais fresco melhor), hoje na minha aldeia na Serra da Estrela (dizem que está um frio dos diabos, mas o que é o magusto sem frio?) faz-se uma grande fogueira na praça central, cada um traz as castanhas e a água pé, então todo é comunitário, até as bebedeiras, que nesta altura são mais que muitas. Quem ainda aguentar, ainda come a romã, que se diz por aquelas zonas que afasta todos os males do inverno, (os antigos é que diziam), raios parta isto! Quem me dera não lá estar na minha aldeia.

3 comentários:

Lebasiana disse...

ainda bem que há sitios onde as tradições se mantêm! ;)

jinhos

ah! a educação sexual é da responsabilidade dos directores de turma (lol)... sejam de que área forem e tenham a idade e o à vontade que tiverem! Por acaso sinto-me preparada para falar desses assuntos, porque tive muita biologia e acho que os vou orientar bem na parte dos afectos, mas há quem não esteja á vontade... não censuro essas pessoas, mas aquelas que não quiseram tratar deste tema com pés e cabeça! é mesmo só para dizer que a educaçãos exual esta a ser trabalhada nas escolas... como?! nao importa!

Lebasiana disse...

mas temos a mesma opinião!

o meu ultimo comentario foi em tom de ironia... acho ridiculo que se transmita para o mundo que a educação sexual já avançou nas escolas, quando os professores não tiveram qualquer tipo de formação nesse sentido! é mesmo um "desenrasca-te", pk o que importa é que fique a ideia de que se está a trabalhar isso nas escolas! NÃO CONCORDO com os moldes... NEM PENSAR!
agora... o que te disse foi que, dentro das minhas possibilidades, ainda me sinto à vontade para conversar sobre este tema com os meus alunos, no entanto há outros professores mais velhos e até do sexo masculino, que não se sentem à vontade para falar de ciclos menstruais, de métodos contraceptivos, de IST's, de afectos, de mudanças corporais, ...
ora lê lá o comentário anterior em tom irónico! ;)
infelizmente, este é um país de aparências e de estatisticas... só para teres ideia, os alunos estão cada vez piores a matemática e os resultados até têm melhorado, porque somos pressionados a faz~e-lo, devido a alterações dos pesos de certas variáveis ou dos testes intermédios facilimos! é ridiculo! E VIVA AS APARENCIAS! :)

enfim... vou dar o meu melhor e tentar informar os meus alunos, dentro das minhas possibilidades e com os materiais que vou arranjar... mandaram a bomba para as maos dos directores de turma... temos que nos desenrascar!

jinhos (podes desabafar á vontade!)

O LOBO de....POTT disse...

Já que o ensino está pelas ruas da amargura,ao menos as castanhas estão boas?